Tudo sobre o Prouni

Depois do Enem, uma dúvida muito comum é “onde eu uso essa nota?”. São tantas possibilidades que é normal ficar meio perdido em meio a elas. E é para falar de uma dessas possibilidades que estamos aqui hoje.

Semana passada, falamos tudo sobre o Sisu aqui em nosso blog. Agora chegou a vez do Prouni! 

Você conhece tudo sobre Prouni? Se não, leia com atenção este artigo: nós vamos trazer todos os detalhes de que você precisa.

O que é o Prouni? Como ele funciona? Quem pode se inscrever? 

Vamos lá!

O que é Prouni?

O Prouni é um programa do governo. Assim como o Sisu, ele é um sistema on-line, a diferença é que no caso do Prouni são as universidades particulares que informam a quantidade de bolsas que serão oferecidas a partir deste sistema.

Aqui, quem vai garantir e pagar a sua bolsa é o próprio governo – seja de forma integral, seja de forma parcial. 

Quem pode participar?

Todos aqueles que fizeram a prova do Enem e estão dentro dos critérios que vamos detalhar abaixo podem participar. É a partir da nota do Enem que você vai se inscrever no sistema do Prouni, cadastrando-a para concorrer à bolsa. 

Dentre os que fizeram o Enem, o primeiro critério importante é que você tire 450 pontos ou mais em cada área do conhecimento.

Há duas modalidades: bolsa total, ou seja, 100% da bolsa, ou a parcial, que equivale a 50% do valor sendo pago pelo governo. No caso da bolsa parcial, você pode, inclusive, fazer o Fies para financiar o valor restante do curso – ou realizar o pagamento normalmente junto à universidade.

Os critérios, além da nota mínima, são referentes à renda familiar do estudante e à sua trajetória no ensino médio.

Quem tem direito a 100% de bolsa no Prouni?

Todos os estudantes que quiserem conseguir uma bolsa de 100% precisam se encaixar no critério de renda. A renda bruta familiar (ou seja, somando a renda de todos os indivíduos: pai, mãe, filho e filha, por exemplo) precisa ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

Quem extrapolar essa renda, no entanto, ainda pode concorrer à bolsa de 50% – desde que a renda per capita não ultrapasse 3 salários mínimos.

Além do critério da renda, temos ainda a condição referente ao ensino médio.

Neste primeiro semestre de 2022, em que este artigo está sendo escrito, o aluno que quiser concorrer à bolsa do Prouni precisa ter estudado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola particular na condição de bolsista.

Em julho de 2022, no entanto, esta regra vai mudar: aqueles que estudaram em escola particular também poderão concorrer a bolsas do Prouni, mesmo que você não tenha sido bolsista – desde que você atenda ao critério da renda.

Resumindo: critério renda + ter estudado em escola pública ou particular na condição de bolsista.

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência também podem concorrer pelo Prouni, independente de terem estudado em escola pública ou particular na condição de bolsista. Essa é uma exceção, juntamente com professores de rede pública.

Professores da rede pública

O professor da rede pública que está exercendo o magistério na educação básica pode concorrer pelo Prouni na condição de bolsa de estudos – licenciatura, inclusive. É uma forma fazer com que ele continue se especializando para dar uma aula melhor.

Em quanto tempo acontecem as inscrições?

As inscrições acontecem durante 4 dias, nos quais o aluno pode se inscrever em até 2 opções de cursos – em diferentes instituições e períodos. E vale lembrar que, assim como no Sisu, você deve escolher muito sabiamente essas opções por conta da lista de espera.

O período de inscrição, então, é o momento em que você vai cadastrar a sua nota no site do Prouni e escolher os cursos que você quer.

Como é definida a nota de corte do Prouni?

A cada dia, dentro do período de inscrições, a nota de corte vai sendo informada a você. Ela vai oscilar ao longo dos dias, mas isso já te dá uma noção se a nota que você tem está próxima ou muito longe daquela nota de corte.

Nossos professores sugerem que os alunos esperem cerca de 2 dias para observar se a nota de corte vai variar. Se não houver muita variação, você pode então escolher mudar as opções de curso ou a inscrição. E isso pode ocorrer durante os 4 dias de inscrições, por isso é muito importante que você acompanhe.

Ocorrerão 2 chamadas para os selecionados: primeira chamada para aqueles que passaram diretamente com a sua inscrição e a segunda chamada para aqueles que ficaram ali próximo.

Se você não for selecionado nem na primeira e nem na segunda opção, aí você terá um período para colocar o seu nome na lista de espera – e isso ocorrerá preferencialmente para a sua primeira opção de curso. Por isso é tão importante que a primeira opção de curso seja a que você realmente quer.

Uma vez que você for chamado, você deverá comprovar a sua renda e as informações prestadas como histórico escolar, entre outros, tudo isso feito pelo site do Prouni e pelo site da universidade que você escolheu.

Dica importante: escolha apenas um curso que você tem interesse. Isso porque uma das coisas que acontece muito são as vagas ociosas. Por isso é importante você prestar muita atenção nas chamadas regulares e também na lista de espera.

Vagas ociosas são aquelas que não são preenchidas. Esse é um dos motivos, inclusive, que ocorrerá a mudança de regras para o segundo semestre em 2022, possibilitando que alunos de escolas particulares também possam concorrer.

Como fazer inscrição pelo site do Prouni?

Ao acessar o site do Prouni, você encontrará o período de inscrição. No momento em que este artigo está sendo escrito, está aberta a “consulta de bolsas”, onde você pode consultar as universidades e os locais que oferecem o curso que você quer. 

Ali, você também pode procurar os cursos disponíveis por cidade ou por universidade, aquelas que oferecem bolsas integrais ou parciais (ou ambas) e também os valores de mensalidade.

Uma vez que as inscrições estiverem abertas, acessando o site, você já consegue realizar a sua inscrição nas opções desejadas.

E você, está começando seus estudos agora? Se você ainda não conhecia ou não conhece todas as possibilidades de ingresso nas universidades, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é valioso para o seu futuro!

Aqui na Sala do Saber você encontra todos os cursos possíveis para se preparar especialmente para a prova do Enem – e para as demais provas também. Somos a plataforma on-line de estudos mais completa do Brasil! Clique aqui e conheça mais.

Um abraço e conte com a Sala! 😉

Equipe Sala do Saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!