Sisu: o que é, como funciona e como aproveitar a oportunidade

Hoje a Sala do Saber tem um assunto especial para tratar com vocês: nós vamos falar TUDO o que você precisa saber sobre o Sisu! Como funciona, como são as inscrições, como as universidades aderem ao Sisu, sobre as cotas, quais são os critérios e como participar. 

Sisu 2022

Para você ter uma noção, para o ano de 2022 já saíram edital, data e todas as outras informações do Sisu, mas ainda tem gente que não sabe exatamente o que ele é e como funciona. E é por isso que estamos aqui. Vamos explicar cada detalhezinho para você.

Antes, é preciso saber o seguinte: para quem fez a prova do Enem em 2021, as notas serão divulgadas agora no dia 11 de fevereiro de 2022. 

 “Tá, mas o que fazer com essa nota?” 🧐

A principal finalidade da nota do Enem é fazer com que o aluno entre em uma universidade – e, na maioria dos casos, a preferência dos alunos é uma universidade pública. E é para isso que nós temos o Sisu.

Nas universidades públicas, você pode entrar pelo Sisu e, nas particulares, pelo Prouni. Assim, se você quer entrar em uma universidade pública, você provavelmente vai utilizar o Sisu.

O que é o Sisu?

Trata-se de um sistema unificado de vagas das universidades que aderiram a esse sistema e que disponibilizam suas vagas por meio do chamado Sistema Integrado de Seleção Unificada.

As universidades aderem ao Sisu por meio de um termo de adesão, que é um documento por meio do qual a universidade se compromete a oferecer vagas para esse sistema chamado Sisu.

Esse documento, geralmente, é divulgado pelas universidades públicas federais e estaduais com as vagas e algumas das condições que a universidades traz – por exemplo, notas mínimas em alguns cursos e até mesmo pesos nas diferentes áreas para diferentes cursos

Para saber esses detalhes sobre a universidade que você está de olho, basta digitar no Google “Termo de adesão da universidade X”, em que “X” é o nome da universidade que você quer saber.

Por exemplo, se você quer saber os detalhes sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para este ano, você vai escrever “termo de adesão UFMG 2022”.

Pronto! Agora você já sabe que é o Sisu: um sistema em que as universidades públicas colocam as vagas, no qual você deverá cadastrar a sua nota e esperar conseguir uma dessas vagas.

Quando o Sisu ocorre?

O Sisu ocorre duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Assim, com a sua nota do Enem, você pode concorrer a vagas no curso dos seus sonhos duas vezes ao ano pelo Sisu – isso sem contar Prouni, Fies e outras maneiras de entrar na universidade.

No primeiro semestre, temos o Sisu 2022.1. Já no segundo semestre do ano de 2022, teremos o Sisu 2022.2.

Importante saber:

O Sisu do primeiro semestre deste ano já tem datas definidas: o sistema ficará aberto durante os dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro. Isso significa que durante esses 4 dias você poderá colocar a sua nota nesse sistema, escolhendo o curso e a universidade desejados.

Quem pode se inscrever no Sisu?

Todos os alunos que fizeram o Enem no ano imediatamente anterior à edição em que estão se inscrevendo no Sisu podem concorrer a uma vaga pelo sistema. Ou seja, se estamos no ano de 2022, as vagas para o Sisu 2022.1 poderão ter como candidatos aqueles que fizeram o Enem no ano de 2021.

“E se eu fiz o Enem em 2019? Não vale a nota?” 

Não para o Sisu! Precisa ser no ano imediatamente anterior (2021) ao ano em questão (2022).

Quais são as modalidades de inscrição do Sisu?

Existem duas modalidades: ampla concorrência e sistema de cotas.

  1. Ampla concorrência: aqui, entram todos os alunos que estudaram em escola particular e isso corresponde a 50% das vagas disponíveis;
  1. Cotas: aqui, entram aqueles que estudaram em escola púbica – e dentro deste critério também temos o critério da renda familiar e o critério racial, sendo que as cotas também correspondem a 50% das vagas disponíveis.

Como se inscrever no Sisu?

Agora que você já sabe que as datas serão do dia 15 ao dia 18 de fevereiro, atente-se às suas notas, que sairão no dia 11 de fevereiro.

Entre dia 11 e dia 15, ou seja, entre o dia que saírem as notas (11) e o dia que o sistema for aberto (15), o Sisu provavelmente deverá abrir uma modalidade de consulta de vagas.

É nesse período que você pode consultar as vagas, por exemplo: se você quer o curso de Engenharia Civil, você digita “engenharia civil” no sistema para ver a lista das universidades que aderiram ao Sisu e, com isso, você poderá – durante as inscrições do dia 15 ao 18 – colocar a opção do curso de sua preferência.

E preste atenção aqui: você vai poder se inscrever em duas opções de curso! 

Essas opções podem ser o mesmo curso, mas em turnos diferentes na mesma universidade, por exemplo, ou ainda um primeiro curso de sua preferência e um segundo diferente do primeiro, caso você não passe.

Agora o ponto importante: você só poderá concorrer na lista de espera da primeira opção de curso, caso você não passe na segunda opção colocada.

Por que isso é tão importante?

Vamos imaginar um exemplo: você colocou de primeira opção Medicina, que é a que você mais quer, e colocou de segunda opção Enfermagem. 

Suponha que você não tenha sido aprovado em Medicina, embora sua nota tenha ficado alta e pertinho de passar em Medicina. Essa mesma nota, no entanto, dá para passar tranquilamente em Enfermagem, que era a sua segunda opção no exemplo.

Agora, como você colocou Enfermagem na segunda opção, você será aprovado em Enfermagem e essa aprovação vai te impedir de concorrer pela segunda chamada em Medicina.

Isso acontece, porque a segunda chamada da primeira opção de curso está disponível apenas para quem não passou na segunda opção do curso.

Nesse caso, como você passou no curso da sua segunda opção, caso abram vagas da primeira opção, você não poderá concorrer.

Por isso, preste bastante atenção! A escolha da primeira e da segunda opção precisa ser estratégica para você. Não cometa o erro de colocar uma segunda opção que você não queira fazer, porque se você for chamado, você pode perder a oportunidade de concorrer na lista de espera para a primeira opção.

O que é a lista de espera? Segunda chamada?

O Sisu possui as chamadas regulares, em que as pessoas vão fazendo as inscrições, mas nem todos conseguem comprovar a sua documentação levando em consideração os critérios acima citados, por isso muitos acabam perdendo a vaga.

A lista de espera é basicamente isso: quando pessoas perdem ou desistem da vaga, a universidade “chama” aquele que está logo em seguida e que está apto à lista de espera (não foi aprovado em sua primeira nem em sua segunda opção).

Assim, escolham sabiamente essas duas opções. Combinado?

Agora, você já está mais situado quanto ao Sisu e ao funcionamento desse sistema integrado de vagas, disponível entre o dia 15 e o dia 18 de fevereiro deste ano, dentro das devidas modalidades e opções em que você se encaixa. 

Quer saber mais coisas sobre o Sisu, o Enem ou outros? Comente aqui, inscreva-se em nossa newsletter e continue acompanhando a Sala!

E, se você está procurando se preparar para o próximo Enem para aproveitar essas oportunidades, saiba que aqui na Sala do Saber você tem a melhor preparação do Brasil para a prova do Enem! E, além dela, nossa plataforma tem outras opções de cursos voltados aos estudos. Não perca tempo e cole aqui!

Esperamos que você consiga sua vaga. Conte com a Sala!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!