Que curso fazer? 

Você é daqueles que têm dúvidas sobre qual faculdade fazer? O Enem 2022 já está aí e quando você se der conta, terá chego a hora de escolher qual curso quer para o futuro. Por isso, um jeito interessante e eficaz para iniciar a faculdade é pensar nas disciplinas que você tem mais afinidade. 

Por exemplo, se você adora estudar disciplinas de exatas, como matemática e física, cursos como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação podem ser um bom acerto. 
Já para aqueles que se sentem bem com linguagens, sociologia, história ou geografia, podem se dar bem em um curso da área de humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração. 
Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com química e biologia e abrange vários cursos ligados à saúde, como Medicina, Enfermagem e Odontologia. 

Ufa, depois de refletir sobre quais cursos se adequam a você, é preciso considerar alguns aspectos, como:
• As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; 
• Seus gostos e habilidades pessoais. 

No entanto, após combinar esses interesses, gostos e habilidades, você já deve ter considerado algumas opções, né? Agora, vamos analisar juntos outro fator que é muito importante e que vai te ajudar na sua escolha: o tipo de curso, que explicaremos no próximo tópico. 

Tecnólogo, licenciatura ou bacharelado? 

Antes de tudo, no Brasil, existem três tipos de curso superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Desde já essa é uma informação que precisa ser levada em consideração ao escolher o curso. 

Os cursos de tecnólogos, por exemplo, duram em média de dois a três anos e vão oferecer uma formação prática ao aluno, com objetivo de inserção rápida no mercado de trabalho.
Por isso, entenda que os cursos de bacharelado são os mais longos, com duração entre quatro e seis anos. O objetivo é dar ao aluno uma formação mais generalista. Além disso, as licenciaturas, por sua vez, são modalidades voltadas para o ensino e costumam ter duração entre três e quatro anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. 

Onde estudar?

Contudo, depois de tanto trabalho e escolha do curso, você precisa decidir onde estudar. Em universidades públicas, a concorrência sempre será alta. Em outras palavras alguns estudantes optam pelo ensino privado, o qual é simples e fácil de conseguir vagas em quaisquer cursos.
Neste caso, é fundamental avaliar se o curso que você deseja, em alguma faculdade específica, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), porque só faculdades reconhecidas podem emitir diplomas válidos a seus alunos. 

Para tudo isso, é preciso tirar aquele notão no Enem e um dos diferenciais da Sala, que pode ajudar você a alcançar a sonhada aprovação, é as nossas monitorias. Durante o processo de ensino, os alunos podem utilizar as monitorias para todas as disciplinas necessárias. 

A Sala do Saber traz com excelência o planejamento e a estrutura para trabalhar todas as disciplinas, incluindo inglês e espanhol. Os especialistas no assunto sanam as dúvidas de cada estudante. Dependendo do plano, o aluno pode mandar, pelo sistema, fotos, áudios e/ou vídeos sobre alguma atividade. A devolutiva, ao aluno, é feita em até um dia útil, normalmente no mesmo dia.

E aí, conta pra gente, gostou do artigo?

Então, não perca nenhuma novidade em nosso blog para ficar por dentro de tudo o que é valioso para o seu futuro!  Aqui, na Sala do Saber, você encontra todos os cursos possíveis que podem te dar aquele help para o futuro. Somos a plataforma on-line de estudos mais completa do Brasil!  Clique aqui e conheça mais. Um abraço e conte com a Sala!
😉  Equipe Sala do Saber.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Que curso fazer? 

Que curso fazer? 

Para te ajudar a passar por essas dúvidas, preparamos um artigo com dicas práticas para acertar na escolha da profissão e evitar arrependimentos

Read More »
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!