Onde posso usar minha nota do Enem?

O ingresso em uma universidade é um dos grandes sonhos de boa parte dos jovens brasileiros. E, como vocês devem saber, não existe apenas uma única forma de entrar em uma universidade.

Por isso, a Sala do Saber está aqui para falar especialmente sobre uma delas, que é o Enem, e sobre todas as possibilidades que você tem de usar a sua nota nesta prova. Vamos lá?

Para entrar na universidade, geralmente, você tem dois caminhos: o vestibular tradicional e o Enem.

Existe uma diferença entre os dois: no vestibular, o mais comum é que você tenha uma única chance no ano de entrar na universidade (ou duas, em alguns casos).

Já com a prova do Enem, que é feita uma vez ao ano, você tem a possibilidade de entrar em várias universidades do Brasil com essa única nota.

SISU – Universidades públicas

A primeira grande possibilidade são as universidades públicas.

Como as universidades públicas oferecem vagas pelo Enem?

Elas oferecem essas vagas por meio de um processo unificado chamado Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um sistema que possui todas as vagas que são disponibilizadas por essas universidades para você entrar utilizando a nota do Enem.

Isso acontece duas vezes ao ano: uma em cada semestre. Hoje, são mais de 130 universidades públicas do Brasil que oferecem vagas por meio do Enem pelo Sisu.

Então, ouviu Sisu? Universidade pública, uma chance a cada semestre, muitas vagas e uma única nota.

Prouni – Universidades particulares

A segunda grande possibilidade é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que também é um programa do governo. Ele te traz a oportunidade de estudar em uma universidade particular por meio da possibilidade de uma bolsa – total ou parcial.

E atenção aqui: recentemente, tivemos uma mudança no Prouni para o ano de 2022.

Mudanças no Prouni para 2022:

Até então, o Prouni era apenas para os alunos que tinham estudado em escolas públicas, além do critério de renda. A novidade para este ano é que quem estudou em escola particular também vai poder concorrer às bolsas pelo Prouni.

Antes, eram considerados 2 grandes critérios para concorrer às bolsas de 100%:

– Alunos que estudaram em escola pública;

– Alunos com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100%;

– Alunos com renda per capita familiar de até 3 salários mínimos para concorrer às bolsas de 50%.

O que mudou?

O critério da escola pública saiu de cena. Agora, quem estudou em escola particular também poderá concorrer às bolsas, além dos alunos de escola pública – desde que estejam dentro do critério da renda.

Resumo: para entrar em universidades pública com a nota do Enem: SISU. Para universidades particular, com bolsa total ou parcial: Prouni.

Estas são as duas grandes possibilidades de ingresso nas universidades com a nota do Enem.

Mas não para por aí. Existe, também, o Financiamento Estudantil, conhecido como FIES.

FIES

Se você não conseguiu utilizar suas notas para entrar em uma universidade pelo Prouni ou pelo Sisu, você pode financiar a sua faculdade por meio deste programa. Inclusive, se você conseguiu uma bolsa de 50% pelo Prouni, você também pode utilizar o FIES para financiar os outros 50% por este sistema, em que você empresta dinheiro do governo pra pagar a sua universidade, começando a pagar apenas depois de se formar – com juros relativamente baixos.

Além disso, as universidades particulares, muitas vezes, substituem os vestibulares pela nota do Enem. Então você também pode usar sua nota do Enem para entrar algumas universidades particulares sem precisar fazer o vestibular.

Existem, também, universidades que usam, de forma própria, a nota do Enem junto à nota do vestibular. Algumas universidades, como a Unicamp já o fez, por exemplo, dão uma espécie de “bônus” para quem fez o Enem: ou a primeira fase da universidade é a prova do Enem, ou alguma outra média é feita utilizando esta nota (neste caso, não utilizando o Sisu, mas sim pela própria instituição).

Assim, essas são as principais formas de usar a nota do Enem aqui no Brasil.

Já acabou, Jéssica? (caramba, que meme antigo. Quantos anos tem quem escreveu isso aqui?)

Não! Não acabou. Existe, ainda, uma outra possibilidade de se utilizar a nota do Enem para o ingresso na universidade que muitos alunos nos perguntam. Estamos falando das universidades internacionais!

Universidades internacionais

É isso mesmo. Você sonha em estudar fora? Existem universidades fora do Brasil que também aceitam a nota do ENEM. Universidades na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá e, principalmente, em Portugal – onde há, pelo menos, 50 universidades que aceitam a nota do ENEM.

Para isso, você precisa entrar no site da universidade em que você tem interesse e ver quais são as possibilidades de entrada e os critérios a serem usados no caso de ela aceitar a nota do ENEM: pode ser a nota total, pode ser uma parcialidade da nota de uma das áreas do conhecimento, entre outros critérios. A grande questão aqui é que você pode usar a nota do Enem para entrar nas universidades tradicionais também. Que tal?

Assim, a grande diferença do Enem para um vestibular é que com uma única nota do Enem você tem várias possibilidades, além de um ingresso no primeiro semestre e outros no segundo semestre.

Pra você ter uma noção, considerando apenas o Sisu e Prouni, existem quase 400 mil vagas que são disponibilizadas ao longo do ano. E fiquem espertos: muitos alunos acabam dando bobeira no Prouni, por exemplo, e acabam perdendo suas vagas e gerando as chamadas “vagas ociosas”.

Então faça sua inscrição, analise o site da universidade que você quer ingressar e anote todas as datas para que você não perca essa oportunidade e fique atento a todas as chamadas!

Agora que você já sabe de todas essas possibilidades, quer se preparar para a sua prova do Enem da MELHOR forma possível?

Então saiba que aqui na Sala do Saber você tem os melhores cursos para se preparar para a prova do Enem com TODAS as ferramentas que você vai precisar. Inclusive, aqui a gente tem um curso ESPECÍFICO para a prova do Enem, com base em dados e análises das últimas provas, além de professores ESPECIALIZADOS, que vão trazer para você a melhor formação e preparação! Partiu aprovação? Saiba mais clicando aqui.

Agora que você compreendeu todas as possibilidades de ingresso para o ano de 2022 por meio da nota do Enem, hora de se preparar! Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente.

Bons estudos e conte com a Sala do Saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!