O porquê da língua portuguesa. Entenda quais são

Porquê junto ou separado? De fato, essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os alunos de todo o Brasil. Afinal, quando sei qual palavra usar em uma frase? Se pararmos para pensar, a sonoridade é a mesma, mas cada uma vai possuir um emprego diferente na oração. 

Quando conversamos com as pessoas em nosso dia a dia, é muito comum não nos preocuparmos com o emprego dos porquês, uma vez que isso não acarreta prejuízo na comunicação.

 No entanto, conhecer essa diferença e seu uso correto é essencial para as atividades escritas, seja para a vida acadêmica, profissional e/ou pessoal. 

Porquê? Conheça quais são

Existem quatro tipos de porquês empregados na ortografia

De fato, cada uma dessas palavras, por mais que tenha alguma semelhança, são utilizadas em um contexto diferente. No entanto, confira como usar corretamente. 

Por que separado e sem acento 
Usado para iniciar uma pergunta. 
Exemplo: Por que você não foi para a escola? 

Porque junto e sem acento 

Usado para justificar uma resposta. 
Exemplo: Porque não estava me sentindo bem. 

Por quê separado e com acento 
Serve para indicar orações interrogativas. Aparece sempre em finais de frases.   
Exemplo: E não foi ao médico por quê? 

Porquê junto e com acento 
Serve para indicar a razão de algo, podendo também aparecer junto de um pronome ou um numeral.  Exemplo: Não sei o porquê.

Por isso, curtiu nosso conteúdo? Acesse o nosso blog, o site da Sala do Saber e veja os melhores planos para alcançar a melhor nota. 🥰  Por isso, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Por isso, ainda dá tempo de garantir o melhor notão no Enem e conquistar sua aprovação! 😱  Agora, como pensamos sempre em você, temos uma surpresa: ao clicar neste link, você receberá na faixa alguns materiais para mandar benzão no Enem 2022.  É só clicar e se cadastrar. Depois me conta como foi?  Um grande abraço! 

Conte com a Sala!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!