O Ensino Médio e suas mudanças: entenda 

Fala estudante, o novo Ensino Médio chegou e hoje vamos mostrar algumas mudanças que você, como estudante, precisa entender. Vamos lá? A princípio esse novo ensino tem sido estudado há algum tempo, ele é um modelo feito com base nas áreas do conhecimento, que vai permitir ao jovem selecionar por uma formação técnica e profissionalizante.

No final de tudo, o aluno receberá não só o certificado do Ensino Médio, como também o do curso profissionalizante escolhido.  

A nova proposta inclui: 

•menor número de aulas expositivas; 

•participação dos alunos; 

•aumento de projetos, atividades práticas, cursos e oficinas.

As novas matérias 

O objetivo da nova proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e organizadas nas questões das áreas dos conhecimentos, sendo quatro compostas pela mesma disciplina e uma de formação técnica profissional. 

As mudanças feitas no ensino médio aumentaram, principalmente, a carga horária dos alunos. Sobretudo a nova estrutura apresenta uma carga horária de até 1.800 horas, contemplando habilidades e competências: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. E 1.200 horas, no mínimo, para as disciplinas que são flexíveis e que vão ficar reservadas para a formação técnica e profissional. 

Antes de tudo caro aluno, você, que está lendo este artigo, saiba que tudo isso tem ocorrido este ano, oficialmente, nas escolas privadas e públicas. Além disso, esta mudança começará pelo 1º ano e deve atingir todos os três anos até 2024. A princípio a permanência dos estudantes em sala pode aumentar de quatro para cinco horas ao dia. O MEC pretende ampliar, futuramente, a carga horária para sete horas. Quem sabe? 

Base Nacional

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi elaborada da seguinte forma. Acima de tudo os dois primeiros anos do ensino médio terão as disciplinas obrigatórias, sendo elas: 

Português; 
Matemática; 
História; 
Geografia; 
Biologia; 
Física; 
Química; 
Literatura; 
Língua Estrangeira; 
Arte; 
Sociologia; 
Filosofia; 
Educação Física. 

Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio 

Os Itinerários Formativos serão disciplinas em que os alunos vão aprofundar os estudos a partir do segundo semestre do 2º ou 3º ano do ensino médio ou equivalente. 

Os estudantes poderão escolher entre as seguintes matérias:  Linguagens;  Matemática;  Ciências da Natureza;  Ciências Humanas e Sociais;  Formação Técnica e Profissional.  Entretanto, os estudantes vão poder optar por uma ou mais matérias, porém as escolas não serão obrigadas a oferecer todas as matérias escolhidas por eles.

Sobretudo algumas disciplinas serão obrigatórias em todo o ensino médio, como português e matemática. Primeiramente escolas e universidades poderão fazer parceria para a oferta das disciplinas dos itinerários e atividades do currículo.

Enem e o Novo Ensino Médio 

A princípio para atender este novo formato, o Enem também vai alterar um pouco sua forma de aplicação. Antes de tudo a adequação está prevista para 2024, ano em que as provas do primeiro dia passarão a ser compostas por áreas da Base Nacional Comum Curricular e as do segundo dia elaboradas segundo o Itinerário Formativo, referente ao curso superior que o estudante deseja.

Então, pessoal, vocês entenderam a nova modalidade do Ensino Médio? Curtiram? Portanto o seu melhor ano começa agora. Por isso nosso objetivo está cada vez mais forte. Esteja aberto ao novo, se abra para uma nova Sala do Saber.  Conte conosco e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Que curso fazer? 

Que curso fazer? 

Para te ajudar a passar por essas dúvidas, preparamos um artigo com dicas práticas para acertar na escolha da profissão e evitar arrependimentos

Read More »
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!