Inscrições do SiSU 2022 começaram. Confira 5 dicas importantes ao realizar a matrícula

O sonho de fazer a faculdade dos sonhos está cada vez mais próximo. Há algumas semanas falamos um pouco sobre o SiSU em nosso blog. Nesta terça-feira (15), abrem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Milhões de estudantes estarão de olho no site em busca de uma das mais de 220 mil vagas disponíveis em 125 instituições de todo o país. O programa é usado para selecionar candidatos nas vagas de diversas instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Atenção: os interessados em concorrer a uma das vagas precisam realizar a inscrição até sexta-feira (18), além de terem participado (não como “treineiro”) da última edição do Enem para efetivação da matrícula e de não terem tirado nota zero na redação.

O cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que o resultado da seleção será divulgado no próximo dia 22. Já as matrículas serão abertas no dia 23 e devem ser efetuadas até 8 de março. A lista de espera para as vagas remanescentes abrirá inscrições de 22 de fevereiro a 8 de março, com anúncio dos selecionados no dia 10 de março.

Muitos candidatos perdem oportunidades de vagas em instituições públicas excelentes por falta de conhecimento. Por isso, a Sala do Saber traz dicas que auxiliam os estudantes a tirar o máximo do SiSU e, assim, garantir a melhor vaga.

Confira as dicas

1) Acompanhe a evolução da média de corte

O processo de inscrição do SiSU dura poucos dias e, durante esse período, todos os estudantes podem mudar tanto a sua 1.ª como a sua 2.ª opção de curso. Com isso, as notas de cortes podem mudar diariamente, tanto para cima como para baixo.

Uma vaga para a qual você não tinha a nota de corte em um dia pode estar disponível no dia seguinte. No entanto, uma vaga para a qual você tinha nota suficiente pode não estar mais lá. Por isso, é muito importante que o aluno entre no sistema do SiSU e confira diariamente as notas de corte, assim poderá mudar as opções caso necessário. 

2) Escolha com coerência a segunda opção de curso

Ambas as opções de cursos são importantes na hora de preencher a inscrição. Em caso de você não conseguir a aprovação na sua 1.ª opção e não haja lista de espera, a sua única escolha pode ser a 2.ª opção.

Pense muito sobre qual pode ser o 2.º curso. Existe alguma graduação que você estaria disposto ou disposta a fazer caso você não consiga a sua 1.ª opção? Converse com a sua família e avalie o lado financeiro de morar em uma outra cidade e pesquise sobre os programas de permanência das faculdades.

3) Atente-se aos pesos dados às diferentes áreas do Enem

Diferentes cursos podem dar pesos diferentes para as provas do Enem. Por exemplo, um curso de Física pode dar peso maior para Ciências da Natureza do que para Linguagens. Por isso, a nota pode diferir de uma opção para outra.

Além dessas mudanças, o curso também pode exigir uma nota mínima. Por exemplo, um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Fique atento quando for escolher a sua opção!

4) Não tome a classificação parcial como garantia de aprovação

Durante o período de inscrição do SiSU 2022, o candidato poderá consultar a classificação parcial, porém é preciso ter cuidado, uma vez que a classificação pode mudar todos os dias.

Estudantes alteram diariamente as opções de cursos e a classificação parcial é somente um indicativo de como estão para o candidato as opções de graduação. O que de fato valerá será o resultado final.

5) Acompanhe a Sala do Saber para ficar por dentro das novidades relacionadas ao universo estudantil

A Sala do Saber tem uma metodologia única em relação a atividades e provas. Nossos simulados são direcionados para você treinar questões de todos os níveis de dificuldade, garantindo uma boa pontuação em situações reais. Em nosso Instagram, você pode ficar por dentro dos relatos de vários alunos que obtiveram boas pontuações e que alcançaram seus sonhos.

E você, está começando seus estudos agora? Se você ainda não conhecia ou não conhece todas as possibilidades de ingresso nas universidades, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é valioso para o seu futuro!

Aqui na Sala do Saber você encontra todos os cursos possíveis para se preparar especialmente para a prova do Enem – e para as demais provas também. Somos a plataforma on-line de estudos mais completa do Brasil! Clique aqui e conheça mais.

Um abraço e conte com a Sala! 

Equipe Sala do Saber 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!