Fies: Você já sabe como funciona?

Já falamos de Sisu, já falamos de Prouni e hoje vamos falas de Fies! O fundo de financiamento estudantil chamado Fies é uma forma de o governo financiar os seus estudos para que você estude em uma universidade particular!

Então você não conseguiu uma vaga pelo Sisu nas universidades publicas ou não conseguiu uma bolsa de estudos pelo Prouni nas universidades particulares, você ainda tem a possibilidade de conseguir um financiamento estudantil para entrar na universidade.

Ao contrário do Prouni e ao contrário do Sisu, o Fies é uma dívida que você vai financiar os seus estudos para que você pague com taxas muito baixas – ou até juros zero.

No caso dos juros zerados, você precisa se encaixar em alguns aspectos de renda, por exemplo. Aqui, a renda per capita máxima por família precisa ser de até 3 salários mínimos.

Uma vez que você termina o curso, você começa a pagar o seu financiamento para o governo – e no caso dos juros zero, você pagará apenas o valor que seria gasto para pagar a graduação na universidade. E você só começa a pagar depois de terminar o curso, quando você já tiver a sua renda.

O critério de pagamento também dependerá da renda que você tiver posteriormente ao término do curso para que você também não tenha dificuldades para pagar. Por isso, vale lembrar: não se trata de uma bolsa de estudos, mas sim uma espécie de empréstimo.

No caso do Fies, existem também algumas regras.

Para conseguir o financiamento, você precisa ter feito o Enem. E diferentemente dos outros programas, a nota do Enem que você vai usar não precisa ser do Enem imediatamente anterior ao ano em que você vai se matricular. Neste caso, pode ser qualquer prova do Enem desde o ano de 2010. A nota precisa ser, no mínimo, de 450 pontos.

Para se inscrever, você precisa entrar no portal do Fies www.portalfies.mec.gov.br, colocar todos os seus dados e se inscrever. Você pode se inscrever em até 3 modalidades –você pode escolher entre cursos e universidades diferentes dentre as 3 opções. Enquanto o período de inscrições estiver aberto, você poderá ir acompanhando se a sua nota está dentro ou não daquele curso que você se inscreveu.

Assim como nos outros casos, essa nota de corte vai mudando diariamente durante os dias de inscrição conforme as pessoas vão se inscrevendo. E você, ao longo desses dias, pode mudar a opção escolhida conforme a nota de corte for aumentando.

Ao contrário do Sisu, a lista de espera do Fies é automática. Ou seja, uma vez que você se inscreveu no curso e a sua nota não deu para ser chamado na chamada regular, você não precisa colocar a opção de lista de espera como acontece no Sisu e no Prouni. No Fies, é automático e você já fica concorrendo na lista de espera.

Se você for chamado, você precisará ir até a universidade e comprovar todas as informações de renda e tudo mais para que você consiga usufruir deste financiamento.

Dica do professor Alisson:

Pensem bem sobre o financiamento estudantil, pessoal. É uma opção? Sim. Mas talvez você não precise do financiamento estudantil. Aliás, eu espero que você não precise do financiamento estudantil, porque você tem outras opções.

Quais opções você tem?

 Você tem a opção do Sisu, que é a principal para que você estude em uma universidade pública, e você tem – aqueles que se encaixam nos critérios – a possibilidade do Prouni para conseguir bolsas de 100% e de 50%.

Inclusive, para aqueles que conseguem a bolsa de 50% pelo Prouni, existe ainda a possibilidade de recorrer ao Fies para financiar os 50% restantes que você precisará pagar à universidade.  Neste caso, sim, é uma opção que pode vir a valer a pena a depender das suas condições. No entanto, financiar todo o curso e depois entrar em uma dívida é algo que você precisa pensar bem.

Talvez o que mais seja vantajoso para você é se preparar melhor para entrar no curso que você quer. E para isso, obviamente, você tem a Sala do Saber, que é a melhor plataforma de ensino online do Brasil!

Aqui nós temos todos os cursos que você precisa para estudar e se preparar para o vestibular, para o Enem, conseguiu uma vaga no curso que você quer pelo Sisu ou uma bolsa de 100% pelo Prouni e não precisar recorrer a entrar em uma dívida como estudante! Lembre-se: é uma opção, mas pense bem sobre isso!

Aqui no melhor cursinho, nós pegamos na sua mão e te conduzimos ao aprendizado de verdade. Aqui, você encontra tudo o que precisa para conquistar a aprovação. Matricule-se já e não perca mais tempo!

Conte conosco e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!