ENEM: como são feitas as questões

Você está estudando para uma prova que é bem diferente do vestibular e quem acompanha a Sala do Saber já sabe disso. O Enem tem uma estrutura bem distinta dos demais vestibulares, tanto na composição dos itens quanto nos conteúdos a serem cobrados. 

O foco principal do Enem são as habilidades da matriz de referência, portanto cada item da prova deve atender a uma dessas habilidades. Você já conhece a matriz, já baixou no seu computador/celular? Bem, o foco hoje não será a matriz, mas sim a questão, o item da prova e como ele é feito. Falaremos de três pontos importantes: texto de apoio, suporte da questão e distratores. 

Antes de mais nada, é preciso saber que as questões do Enem não são feitas por uma banca específica, mas por professores ligados a uma instituição pública, os quais fazem as questões por meio de uma chamada pública para a composição dos itens no BNI (Banco Nacional de Itens). Esses professores recebem um treinamento específico antes de iniciarem a produção dos itens, estudando profundamente a Matriz de Referência e suas habilidades. 

Quando o professor inicia a produção do item, ele deve escolher uma habilidade da matriz. Vamos usar como exemplo a habilidade 2 de Linguagens e Códigos: H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.  

Itens

O objetivo do item a ser criado é atender a habilidade, ou seja, a questão deve ter como foco a utilização das linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver um problema social. Isso significa que a questão deve trazer um problema social a ser resolvido. Esse é o primeiro passo

Entretanto, quando o professor elabora o item, teremos nele os três elementos citados abaixo: 

• Suporte da questão: será o texto de apoio, a imagem, o gráfico, a charge, a tabela ou o mapa que vão servir de suporte para o aluno responder a questão. Pode ser que o item exija algum conhecimento a mais e não apenas o que está no suporte, porém o comando da questão vai indicar isso. 

• Comando da questão: aqui está o elemento mais importante das questões do Enem, é nele que você deve prestar muita atenção. O comando apresenta a orientação e a pergunta e é ele que te orienta a saber o que procurar no suporte da questão. 

• Distratores: por último, temos as alternativas que sempre terão apenas uma correta. A prova do Enem nunca vai pedir pra você assinalar a incorreta. Importante aqui é saber que as alternativas incorretas são os distratores e se você não prestar muita atenção no comando, você pode errar o item por bobeira. Isso porque as alternativas não devem ser absurdas e totalmente erradas, normalmente são alternativas que estão em desacordo com o comando. 

Por isso, vamos agora analisar uma questão feita a partir da habilidade 2 de Linguagens e Códigos.
 

(Enem 2017)  H2. Questão 28:

a) conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica. 
b) alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos. 
c) instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão. 
d) despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica. 
e) exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica.   

Vejam que o objetivo da questão do Enem é solucionar um problema social, pois é isso que pede a habilidade 2 de Linguagens e Códigos e, analisando os elementos do item, você percebe que os distratores não são absurdos, todos falam, de alguma forma, de combater a violência, porém a alternativa que, realmente, atende ao comando da questão é a letra A, pois na campanha publicitária há uma chamada a ação, que é o ligue 180 para denunciar a agressão. 

Essa estrutura apresentada é válida para todos os itens e de todas as áreas do conhecimento. Sempre haverá uma habilidade que servirá como objetivo para a formulação da questão, por isso é essencial o estudo das habilidades da matriz de referência do Enem.

Na Sala do Saber, elaboramos um curso completo com base na matriz de referência do Enem, para você ter a melhor nota possível no Enem. 
Não perca tempo, estude com a Sala do Saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!