Dia do vestibulando destaca a importância do estudante

Fala, meus caros! Passando para avisar que hoje é um dia muito especial, você sabe qual? Hoje é celebrado o Dia do Vestibulando. Essa data foi escolhida para homenagear o jovem que está se dedicando para conseguir a aprovação nos exames de ingresso no Ensino Superior.

Mas calma, que não para por aí. O Ensino Superior é um dos locais mais elevados de aprendizagem em nosso país. Considerado uma forma de garantia de cada indivíduo conseguir uma profissão, além de fornecer conhecimento científico na sua formação.

Mas vamos combinar algo? A rotina de um vestibulando é bem intensa. O aluno precisa enfrentar não só a pressão da escola, mas também da própria família. Essa responsabilidade vem com as mudanças trazidas na adolescência, ou seja, é uma fase complicada.

De onde vem os vestibulares?

Desde então, os primeiros vestibulares surgiram no início do século XX, quando aumentou o interesse de candidatos em ingressar nas universidades brasileiras, exigindo a criação de processos seletivos.

Mas as provas de vestibular foram instituídas em 1911, por meio do ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, Rivadávia da Cunha Corrêa. O objetivo era determinar quais eram as regras para o ingresso dos novos estudantes em universidades públicas. Antes de 1911, só ingressavam nessas universidades estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro.

Enem e vestibulando

Atualmente, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o principal vestibular do país, pois garante a entrada na maioria das universidades públicas e particulares do Brasil e de outros países.

De fato, se não bastasse o fato de se preocupar com o vestibular em si e em estar pronto para a mesmo, estudando de uma forma exaustiva, o jovem tem que conviver de forma paralela com uma das escolhas mais difíceis de sua vida: a profissão. Definir todo seu futuro profissional exige muita autoanálise. O pior é que, na maioria das vezes, essa decisão é feita na adolescência, uma fase de plena transformação. Não são poucos os relatos de pessoas que optaram por uma profissão e se arrependeram depois.
 
Logicamente, elas podem realizar outro vestibular e começar tudo de novo, no entanto, não podemos negar o tempo perdido com uma decisão equivocada.
Por tudo isso, para reconhecer a determinação, coragem e esforço desses estudantes, no dia 24 de maio, é comemorado o dia do vestibulando.

Mas e aí, conta pra gente, gostou do artigo? Você já conhecia a história do vestiba?

Em nosso blog você pode ficar por dentro de tudo o que é valioso para o seu futuro!  Aqui, na Sala do Saber, você encontra todos os cursos possíveis que podem te dar aquele help para o futuro. Somos a plataforma on-line de estudos mais completa do Brasil!  Clique aqui e conheça mais. Um abraço e conte com a Sala! Com essas dicas você vai mandar benzão no Enem! 😉  Equipe Sala do Saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!