Conheça as 5 competências da redação 

Fala, galera, como vocês estão?  Você sabe quais são as competências da redação do Enem e o que cada uma significa? Sabemos que se preparar para o Enem e para o vestibular não é nada fácil. São meses de preparação e de estudo até alcançar a tão sonhada e almejada nota 1000. 

Podemos, porém, afirmar que, apesar das lutas, é possível e para que você entenda um pouco melhor como conseguir experiências satisfatórias, vamos te explicar um pouco sobre quais são as competências da redação do Enem.

Por isso, nas próximas linhas, você vai entender as diferenças entre os níveis de avaliação em cada uma das competências. Assim, você consegue ter um bom preparo para mandar bem na prova, que é fundamental para a sua pontuação final. Então, vamos lá?   

As competências da redação 

De fato, ao elaborar a redação na hora da prova, preste atenção nas seguintes competências, elas serão analisadas na hora da correção.

Competência I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 

II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 

III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 

IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 

V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

Pontuação 

Entretanto, você pode perceber que a pontuação é atribuída com base nas competências da redação do Enem, por isso é importante treinar bastante.

De fato, você pode tirar até 1000 pontos. Nessa etapa o peso é de 20% no resultado final da prova. Ou seja, cada competência vale 200 pontos no total, por isso para atribuir a nota de cada competência, o corretor irá avaliar em qual nível você se encontra.

Eles são os seguintes:  Desclassificado: 0 pontos;  Precário: 40 pontos;  Insuficiente: 80 pontos;  Mediano: 120 pontos;  Bom: 160 pontos;  Ótimo: 200 pontos. 

E aí, notícia boa, né?! Por isso não perca tempo e inscreva-se já na Sala!   Acesse o nosso blog, o site da Sala do Saber e veja os melhores planos para alcançar a melhor nota.  🥰 A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Por isso, ainda dá tempo de garantir o melhor notão no Enem e conquistar sua aprovação! 😱 Agora, como pensamos sempre em você, temos uma surpresa! Acima de tudo, clicando neste link você receberá na faixa alguns materiais para mandar benzão no Enem 2022. É só clicar e se cadastrar! Depois me conta como foi? Um grande abraço!
Conte com a Sala!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!