Filmes para usar na redação e mandar bem

Fala, pessoal! Parece que não, mas o Enem 2022 está se aproximando e hoje vamos falar sobre um dos pontos importantes durante os vestibulares e o Enem: a redação. Para muitas pessoas, a redação é uma das partes mais difíceis. Além da precisão em uma gramática perfeita, é preciso construir um texto que seja embasado em referências, como livros e/ou filmes, além de uma boa argumentação defendendo seu ponto de vista.

Por isso trouxemos alguns filmes que podem te ajudar na hora da redação e você pode estudar se divertindo. Então, já pega a caneta, o papel, uma pipoquinha e vem comigo!

Central do Brasil – 1998

Começando com chave de ouro, este longa é um clássico que conta a história de uma professora aposentada chamada Dora, que complementa sua renda escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Mas sua vida muda quando uma de suas clientes é morta atropelada por um ônibus deixando sozinho o filho, Josué, menino de 9 anos. Após quase vender o menino, Dora decide, então, levar o garoto para o encontro com o pai no Nordeste.

Além de uma história super envolvente, algumas temáticas são tratadas, como a desigualdade social, migração, pobreza, analfabetismo, tráfico de pessoas e venda de órgãos.

Filmes para usar na redação e mandar bem
Foto: IMDb/Divulgação

Cidade de Deus – 2002

Um ótimo filme para citar durante a redação do Enem é “Cidade de Deus”. Baseado no livro de Paulo Lins.
A história narra um grupo de jovens pobres e negros que crescem em meio à violência e à criminalidade da Cidade de Deus, em uma época que a comunidade do Rio de Janeiro estava dominada pelo tráfico.

Filmes para usar na redação e mandar bem
FOTO-REPRODUÇÃO

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – 2014

Além de se emocionar e de se envolver na história, outro longa, dentre os filmes para citar na redação, é o Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Um filme que conta a história de Leonardo, um adolescente cego que na escola sofre preconceito e bullying, além de lutar pela independência em meio a superproteção dos pais. Mas com a chegada de um novo aluno à escola, Leonardo começa a descobrir mais sobre sua sexualidade.

Filmes para usar na redação e mandar bem
FOTO-REPRODUÇÃO

O Menino e o Mundo – 2013

Uma belíssima animação que narra a história de um menino que vive no campo com a família. Sem trabalho, o pai sai de casa à procura de melhores condições na cidade grande. No entanto, com muitas saudades do pai, o menino também vai à cidade e descobre uma sociedade que sofre com a pobreza e exploração de trabalhadores.

Filmes para usar na redação e mandar bem
FOTO-REPRODUÇÃO

Que Horas Ela Volta? – 2015

Para finalizar, o longa “Que horas ela volta?” é um ótimo filme que pode ser usado como referência na redação do Enem. Durante o longa, você vai conhecer a história de Val, uma empregada doméstica e babá nordestina, que mora e trabalha com uma família de classe alta em São Paulo.
O drama aumenta quando a filha de Val, Jéssica, vai morar com sua mãe para prestar vestibular em São Paulo, mas a filha de Val não concorda com a divisão de classes e o “lugar de empregada” impostos a ela e sua mãe, gerando conflito com os patrões.

Filmes para usar na redação e mandar bem
FOTO-REPRODUÇÃO

E aí, conta pra gente, gostou do artigo? Já assistiu algum destes filmes?

Então, não perca nenhuma novidade em nosso blog para ficar por dentro de tudo o que é valioso para o seu futuro!  Aqui, na Sala do Saber, você encontra todos os cursos possíveis que podem te dar aquele help para o futuro. Somos a plataforma on-line de estudos mais completa do Brasil!  Clique aqui e conheça mais. Um abraço e conte com a Sala! Com essas dicas você vai mandar benzão no Enem! 😉  Equipe Sala do Saber.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais
Assine nosso Newsletter
fique conectado

Inscreva-se para receber nosso conteúdo e notícias!